31 Dezembro 2016      10:44

Está aqui

MAIS PATRIMÓNIO MUNDIAL ALENTEJANO?

Marvão e Elvas, juntamente com Almeida (Guarda) e Valença (Viana do Castelo) são dois dos candidatos alentejanos a Património Mundial já em 2018, com a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, uma candidatura inovadora, e que pode ainda vir a integrar mais localidades.

A outra candidatura alentejana é a de Vila Viçosa, a pitoresca vila alentejana que candidata todo o seu centro histórico e que conta com protocolos importantes no sentido de sustentar a candidatura, como a Fundação da Casa de Bragança (detentora de um vasto património na localidade), a Direção-Geral do Património Cultural, a Direção Regional da Cultura do Alentejo e ainda a Faculdade de Arquitetura de Lisboa.

A lista nacional conta com um total de 22 bens nacionais passíveis de ser candidatos a Património da Humanidade pela UNESCO e só será apreciada pela UNESCO uma proposta nacional. A lista será apreciada em 2017 e as candidaturas oficiais, se aprovadas, só terão lugar em 2018.

De acordo com artigo do Diário de Notícias, a candidatura do Palácio e da Tapada Nacionais e do Jardim do Cerco de Mafra pode empurrar as candidaturas que envolvem localidades alentejanas para fora de uma candidatura nacional em 2018, pois são um forte candidato com a celebração dos três séculos do início da construção.