23 Janeiro 2020      14:30

Está aqui

Maior feira mundial de azeite em preparação em Beja

Portugal recebeu, pela primeira vez, o evento preparatório da maior feira mundial dedicada ao azeite. Neste encontro, que decorreu em Beja, na sede da OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, participaram algumas das personalidades mais influentes do setor. 

A World Olive Oil Exhibition (WOOE), o maior encontro a nível mundial dedicado ao azeite, que vai decorrer em Madrid nos dias 18 e 19 de Março, começou, assim, a aquecer os motores neste evento preparatório, realizado em parceria com o grupo editorial de Mercacei.

José Luis Murcia, diretor da WOOE, destacou que “escolhemos Portugal para celebrar este primeiro encontro que antecipa o maior evento sobre o azeite do mundo, precisamente pela importância que o setor teve neste país e, concretamente, na região do Alentejo, líder em produção e inovação”.

Pedro Lopes, Presidente da OLIVUM, congratulou-se com a escolha de Beja para a realização do evento e sublinhou que “este é um sinal claro que Portugal, e em particular o Alentejo, está cada vez mais a liderar a olivicultura moderna internacional”. 

“Inovação como estratégia disruptiva no âmbito da olivicultura mundial” foi o mote para este debate onde se refletiu também sobre como a nova olivicultura pode beneficiar o setor internacional de produção de azeite e se destacou as conquistas da modernização do setor oleícola.

O evento contou com a participação de Mariana Matos, da Casa do Azeite; Vasco Cortes Martins, Pedro Lopes e Álvaro Labella, da OLIVUM; Gonçalo Morais Tristão, presidente da CEPAAL; Luis Mira Coroa, presidente da UCASUL; Francisco Pavão, presidente da APPITAD; José Godinho Calado, Diretor Regional de Agricultura do Alentejo; José Pedro Salema, presidente da EDIA e José Garcia Duarte, presidente da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. O debate foi moderado por José Luis Murcia, diretor da WOOE; Juan Vilar, analista oleícola internacional e consultor estratégico e Juan Peñamil, CEO do grupo Mercacei.