7 Janeiro 2022      10:38

Está aqui

Mainova em Arraiolos estende-se ao enoturismo

A produtora Mainova, em Arraiolos, abriu recentemente o espaço de enoturismo Wine Art Gallery Mainova, que inclui um programa com visitas à adega, às vinhas e olival, além de provas e eventos criados à medida.

De acordo com o jornal Público, são 90 hectares de olival e 20 de vinha. Bárbara Monteiro, gestora da marca, afirma que “desde que adquirimos a Herdade que sempre tivemos muito cuidado com o trato do campo e com a sustentabilidade dos ecossistemas, criou-se uma ligação muito forte com a natureza. Por isso, fazia todo o sentido transmitir esse ambiente e esse cuidado também no processo de transformação dentro da adega”.

A responsável, que é a filha mainova (em alentejano) de José Luís Monteiro, empresário de cerâmica e proprietário da herdade, diz ainda que o novo espaço, com espírito de galeria, quer ser uma “homenagem aos artistas que estão no campo e aos que estão dentro da adega”.

A adega tem dois pisos, sendo o inferior uma sala de estágio onde estão as barricas, incluindo a maquinaria e as grandes cubas metálicas. É aqui que se podem admirar artes várias, além de ser sala de provas e espaço de venda dos produtos Mainova – os vinhos homónimos, a que se juntam as chancelas Moinante e Milmat, e os azeites Clássico e Early Harvest.

Além disso, existem vários programas, entre visita à adega e herdade, e prova de vinhos acompanhada de queijos e enchidos regionais, variando os preços entre 20 e 40 euros por pessoas. Sob o signo do azeite há também provas e tábuas em harmonia com preços entre 15 e 50 euros por pessoa, conforme as escolhas.

O espaço abre-se também a eventos privados e haverá programas de vindima, showcooking ou harmonizações e piqueniques à sombra de uma oliveira milenar.

 

Fotografia de mainova.pt