Depois de dois anos de pausa devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, a M.A.R. – Mostra de Artes de Rua está de volta a Sines, a partir do dia de hoje e até ao próximo sábado, dia 24, numa iniciativa com direção artística e produção do Teatro do Mar, coprodução da Câmara Municipal de Sines e apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura.
Na edição deste ano, as ruas e os espaços históricos e naturais da cidade vão receber a apresentação de 23 projetos artísticos. Desta Mostra fazem parte o teatro, o circo, a dança, a música, a performance, a instalação, os workshops, os projetos interativos e um espaço para crianças e famílias, entre outros, contando-se com a participação de 100 artistas de Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça e Reino Unido que “sensibilizarão para um novo olhar sobre a cidade, através de uma diversidade de propostas artísticas de caráter contemporâneo”, informa a Câmara Municipal de Sines.
Passando o objetivo também por promover artistas nascidos e/ou residentes neste concelho, a M.A.R. lançou ao coletivo DEVANEIO o desafio de pensar o seu trabalho para o espaço público, encontrando-se este conjunto de jovens artistas integrado num plano que se pretende continuar no futuro. O seu projeto, intitulado A TUA RUA, vai ocupar diversos espaços do centro histórico, numa intervenção artística mista que inclui, num registo de arte urbana, a pintura, a fotografia e a colagem.
A M.A.R. começa hoje, dia 22, a partir das 17:00, com a abertura oficial no Castelo de Sines e o arranque do projeto do coletivo DEVANEIO no centro histórico da cidade, sendo depois o resto do dia dedicado ao teatro.
Amanhã, dia 23, há teatro, música, performance e circo.
No sábado, dia 24, a Mostra chega ao fim com propostas que vão desde a música à dança, passando por exposições interativas, teatro, performance, circo e estátuas vivas.
A M.A.R. – Mostra de Artes de Rua 2022 faz parte do projeto Programação Cultural em Rede – Alentejo Litoral, que tem como beneficiários a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e os municípios de Sines, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago do Cacém. Este projeto é cofinanciado através do programa operacional Alentejo 2020/Portugal 2020, com fundos FEDER/União Europeia.
Fotografia de alentejoturismo.pt