24 Maio 2021      09:44

Está aqui

Litoral EmCena arranca esta quarta-feira em Sines

O espetáculo “Tudo É Relativo”, da companhia de teatro A Comuna, marca o arranque, na próxima quarta-feira, no Centro de Artes de Sines, do projeto Litoral EmCena, que propõe mais de 100 espetáculos ao longo de dois anos.

De acordo com a agência Lusa, o Litoral EmCena, promovido pela associação AJAGATO em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, aposta na “apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais” nas cidades de Sines, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André, e nas freguesias rurais dos dois municípios do litoral alentejano.

Mário Primo, diretor artístico da AJAGATO, afirma que a iniciativa “pretende dinamizar regularmente teatro ao longo de dois anos, com uma frequência de dois espetáculos por mês, que circulam nas três cidades, principais freguesias e interior dos dois concelhos”, estando previstos “cerca de 50 espetáculos por 13 companhias” até ao final deste ano.

A programação do projeto, que tem um cariz intermunicipal e “está dependente” da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal e no estrangeiro, “devido à participação de companhias de teatro internacionais”, está pensada para um público habituado a “uma oferta de qualidade”.

Segundo o responsável, “são fatores que não podemos controlar, mas que também não nos devem inibir de fazer as coisas. A cultura em geral e o teatro, em particular, precisam de voltar a ter uma oferta de qualidade e regular para estas populações que há muito se habituaram a ver bom teatro”.

A organização refere ainda que está prevista a estreia em Portugal de três companhias estrangeiras com espetáculos de teatro físico e visual: Collectif 2222 (França), Bodecker & Neander C.ª (Alemanha) e Giraffe Royal Theatre (Estónia).

“Tudo É Relativo”, “uma comédia para celebrar a vida”, de Alan Ayckbourn, pela Comuna – Teatro de Pesquisa, abre a programação, na próxima quarta-feira, no Centro de Artes de Sines, passando nos dois dias seguintes pelo auditório da Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, e pelo AMAC, em Santiago do Cacém.

Já a programação para o mês de junho vai contar com a participação da companhia Fontenova, com a peça de teatro “A Paz Perpétua”, Juan Mayorga, e de A Barraca, que estreia a encenação de “Um Ivanov ou Ensaio sobre a mentira”, de Anton Tchekhov.

Em julho, o grupo Teatro Só, com a criação própria “Sorriso”, em agosto, a companhia ESTE, Estação Teatral, com “Vagantes”, e o Teatro do Mar, com o espetáculo “Mutabilia”, de inspiração circense, levam o teatro “ao ar livre” às pequenas localidades dos concelhos de Santiago do Cacém e de Sines.

No mês de setembro, os convidados do Litoral EmCena são o GATO SA, grupo local, com a peça “Vai Vem”, e os alemães Bodecker & Neander C.ª, com “Snowed in!”.

O Varazim Teatro, com a peça “Donodonada” e os franceses Collectif 2222, com a peça “Pourquoi Les Vieux, Qui N`ont Rien À Faire, Traversent-Ils Au Feu Rouge?” (“Porque é que os velhos que não têm nada para fazer atravessam com o vermelho?”, em tradução livre), compõem o programa do mês de outubro.

Em novembro, é a vez dos Artistas Unidos apresentarem a peça “A coragem da Minha Mãe”, de George Tabori, e de o ator Pedro Diogo estrear os palcos da costa alentejana com “Primeiro Amor”, de Samuel Beckett.

A companhia Giraffe Royal Theatre (Estónia), conhecida pelas suas encenações de teatro de rua, fecha a edição deste ano do Litoral EmCena com “Karnavall”, em dezembro.

Em paralelo vão decorrer “workshops” e três exposições itinerantes, que vão circular entre Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines.