Um programa de empreendedorismo da EDP vai apoiar 17 ideias para gerar emprego no litoral alentejano e que, no total, podem gerar 40 empregos diretos nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.
Com o nome “Nau”, este programa de empreendedorismo visa a dinamização da criação de emprego e novas empresas em Sines e Santiago do Cacém.
Entre estes 17 projetos fazem parte uma marca de roupa sustentável, um laboratório de sabão artesanal, uma consultora em agroturismo, uma rede social para eventos ou um ateliê de confeitaria que aproveita os excedentes alimentares e dois destes projetos apoiados foram apresentados por antigos trabalhadores da Central Termoelétrica de Sines que encerrou em janeiro deste ano.
O programa está inserido no plano "Futuro Ativo Sines" e prevê o desenvolvimento de um conjunto de atividades neste território que incluem ações de formação, consultoria, apoio técnico especializado e incubação de negócios.
Os empreendedores terão agora acesso a uma ação de formação intensiva e prática de 12 módulos, que será orientada pelo Sines Tecnopolo, entidade responsável pela gestão e execução do programa e entidade de referência para a incubação de projetos no Alentejo, e só posteriormente terão acesso a fundos para criar as empresas.
O programa Nau é uma das várias iniciativas desenvolvidas pela EDP na região do litoral alentejano, em conjunto com entidades locais, no âmbito do "Futuro Ativo Sines" que conta com as seguintes áreas prioritárias: ação social, desenvolvimento, emprego e empreendedorismo, requalificação e oportunidades futuras.
Imagem de edp. com