18 Janeiro 2019      19:24

Está aqui

O lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas

Está a decorrer um lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas.

O Posto de GNR das Alcáçovas está a perder os seus efetivos e a sua capacidade de atuação. Está a decorrer um lento e silencioso “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas.

A possibilidade da sua transformação em mero posto de atendimento preocupa a população da Vila das Alcáçovas. Trata-se de um serviço de proximidade sentido como muito importante para a dissuasão da criminalidade, para a redução da vulnerabilidade dos mais idosos, para a segurança, em geral, da população.

No ano de 2000 o Posto da GNR das Alcáçovas tinha 11 efetivos, os quais garantiam o atendimento 24h e o respetivo patrulhamento. 

Em fevereiro de 2008 surgiu a notícia na Comunicação Social de Alcáçovas ia fechar. Enfraqueceu a sua capacidade de atuação, mas efetivamente não encerrou. 

Em 2018, o efetivo do Posto da GNR das Alcáçovas era de 5 militares, garantiam o atendimento (09:00h - 17:00h) e o patrulhamento possível. 

A partir de dezembro de 2018, o patrulhamento passou a ser garantido pelo Posto da GNR de Viana do Alentejo, 

Esta mudança parece-nos que é extremamente negativa. É uma mudança demasiado drástica e que coloca em risco a segurança da população e visitantes da Vila das Alcáçovas.

Um exemplo: se um cidadão na localidade das Alcáçovas solicitar a presença (através da participação de uma ocorrência) de uma patrulha da GNR, a mesma terá de vir de Viana do Alentejo, de Montemor-o-Novo, ou até mesmo de Évora (caso as outras patrulhas estejam ocupadas em ocorrências).

Esta mudança vai contra os ideais da instituição GNR, que refere: “Somos uma Força Próxima, Humana e de Confiança”.

A decisão é errada por vários motivos, ora vejamos:

1 - A vila das Alcáçovas é a freguesia com maior área de intervenção no concelho de Viana do Alentejo. Alcáçovas representa 268Km2 e a sede do concelho (Viana do Alentejo) representa 98km2. Evidentemente que a sua área de intervenção é 3 vezes superior à da sede de concelho. Representa cerca de 40% da população do concelho.

2 - A vila das Alcáçovas é uma freguesia com mais área de intervenção do que muitas sedes de concelho do distrito de Évora: Alcáçovas 268km2, em comparação Arraiolos tem 146km2, Mora 127km2, Vila Viçosa 34km2, Borba 42km2, Alandroal 259km2 e Mourão 135km2.

3 - Nos censos demográficos entre 2001 e 2011, Alcáçovas é das poucas localidades do Alentejo que teve um aumento da sua população. Aumentou de 2088 para 2111 habitantes.

4 - A vila das Alcáçovas tem sistematicamente mais crimes registados do que a sede de concelho (Viana do Alentejo).

5 - Em 2016 Alcáçovas apresenta um registo de criminalidade superior à média das freguesias próximas.

Estes dados são clarificadores do erro da decisão tomada. É muito importante referir que Alcáçovas faz limite com o distrito de Setúbal (3º distrito com maior criminalidade do País). 

Poderia apresentar mais dados sobre o erro deste lento “desmantelamento” do Posto da GNR das Alcáçovas, mas os elementos acima indicados parecem-nos claramente esclarecedores.

Pela informação conhecida esta é uma decisão definitiva tomada pelo Governo. 

Apesar de todas as dificuldades e escassez de meios, é facilmente reconhecido que os agentes da GNR que têm assegurado o Posto da GNR das Alcáçovas, têm feito um trabalho exemplar.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão