Carlos Martelo Pagará, de 54 anos de idade, desde sempre se interessou pela política e intervenção pública, na defesa dos mais fracos e injustiçados.
Foi presidente da associação de estudantes trabalhadores no ensino secundário.
Ingressou no PS onde mais tarde ao desenvolver espírito crítico e desenvolvimento pessoal percebeu que estava no sítio errado.
Ao longo dos anos foi colaborador em vários jornais e rádios locais.
Actualmente exerce a profissão de técnico de logística.
Foi no mandado anterior deputado municipal na Amadora.
Decidiu abraçar o projecto do ERGUE-TE, devido à concordância de causas e programa eleitoral.
Cabeça de lista por Évora, pois passou toda a infância em Reguengos de Monsaraz, terra dos pais e com família também em Évora e Mora.
Entende que o voto no ERGUE TE é a garantia da força necessária ao país no combate contra a corrupção e o crime económico, pois sente o dever de afastar a esquerda do país para que haja uma sociedade mais justa para todos os portugueses.
Está empenhado em defender o Alentejo, combatendo o despovoamento e abandono do interior e dos campos, revitalizando e apoiando a actividade agrícola, pois só assim poderemos alcançar uma soberania nacional a nível de produtos alimentares, juntamente com um maior aproveitamento do nosso mar.
Defende também a riqueza do património local e histórico cultural, defendendo a cultura e tradições do povo português.
Defende uma maior política virada para a juventude para que esta não emigre para outras zonas do país, tentando para isso que se invista mais e melhor no Alentejo com a fixação de mais empresas e maior oferta de emprego.