25 Abril 2021      09:16

Está aqui

Laje votiva de Arronches declarada como “tesouro nacional”

A Laje votiva em língua lusitana de Arronches foi classificada como bem/conjunto de interesse nacional, sendo-lhe atribuída a designação de «tesouro nacional» como revela o Comunicado do Conselho de Ministros do passado 22 de abril.

Descoberta em 1997, a laje votiva em língua latina é um dos mais notáveis achados arqueológicos descobertos em Portugal. Foi encontrada na freguesia de Assunção, concelho de Arronches.

Remonta aos primórdios da ocupação romana e estava a ser reutilizada numa lareira aquando da descoberta, estando agora exposta no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa e foi peça de destaque na exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, patente no Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida, Espanha.

O processo de classificação teve início em janeiro de 2019, como noticiámos à data e  a Diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva referia-se ao achado como tendo “um elevado valor cultural e de grande significado para a Nação”, sendo um dos achados epigráficos mais importantes dos últimos anos, e representando os textos apresentados nesta estela um dos raríssimos documentos escritos em língua lusitana encontrados até hoje, revelava o relatório técnico.

Os textos têm um teor religioso e ritual, e trazem novidades do ponto de vista arqueológico aludindo a termos e designação de divindades e outras terminologias desconhecidas até esta descoberta.

 

Imagem de flickr.com