13 Fevereiro 2022      00:34

Está aqui

José Manuel Rodrigues expõe em Évora

É na Galeria INATEL, em Évora, que José Manuel Rodrigues expõe “NATUREZA MORTA”

Esta mostra de fotografia de José M. Rodrigues estará patente até dia 10 de março; após esta data, a exposição terá uma itinerância no Alentejo e em Lisboa.

A exposição chega ao Alentejo a convite da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

José M. Rodrigues, Prémio Pessoa, registou em 2020 e 2021, através do seu olhar de grande fotógrafo, a profunda alteração da paisagem e a destruição sistemática de património cultural, nomeadamente povoados pré-históricos, monumentos megalíticos, sobretudo antas, pontes e villas romanas, entre outras tipologias, em toda a região histórica do Alentejo onde se contam, atualmente, largas dezenas de monumentos e sítios patrimoniais e culturais destruídos.

Trata-se de uma situação que a todos respeita e em que o interesse geral e público plasmado na Constituição da República Portuguesa e na Lei do Património Cultural reclama um trabalho de chamada de atenção e de sensibilização para esta perda de valores culturais e patrimoniais na nossa região. A DRCAlentejo, enquanto organismo da tutela da Cultura no território, organiza, no estrito cumprimento da sua missão, esta iniciativa de sensibilização para a urgência da defesa dos nossos valores patrimoniais, através do trabalho de um dos maiores fotógrafos portugueses.

O resultado é um conjunto de trabalhos fotográficos de grande qualidade artística e estética, mas também de grande dureza que nos interpela, sem lugar para a indiferença.

O catálogo que será apresentado na sessão da inauguração conta ainda com um desenvolvido e informado texto do cientista e crítico de arte Jorge Calado.

A exposição, que tem financiamento do programa INTERREG/Projeto Magalhães ICC, conta, em Évora, com o apoio da Fundação INATEL e da Câmara Municipal.