18 Dezembro 2018      09:02

Está aqui

Cutileiro entrega amanhã espólio e casa-atelier à cidade de Évora

Amanhã, 19 de dezembro, marca a entrega do espólio e casa-atelier do escultor João Cutileiro à cidade de Évora. A formalização da doação está marcada para a tarde no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde João Cutileiro será homenageado com a medalha de mérito cultural pelo ministério da Cultura.

João Cutileiro, com 81 anos, declarou a intenção de doar o seu espólio e a casa-atelier ao Município, Delegação Regional de Cultura e Universidade de Évora em 2014, num processo que envolveu então João Soares, ministro à altura. Quatro anos depois a situação foi desbloqueada e a Ministério da Cultura vai ficar com o encargo da dinamização e programação da casa-atelier do escultor.

João Cutileiro justifica a decisão da doação porque pretende que os filhos se libertem do seu espólio e possam seguir as suas próprias carreiras e quer ver a sua casa-atelier transformada num espaço de aprendizagem artística na escultura e de fruição pública.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo tem estado já "a trabalhar no inventário e a organizar o arquivo" do escultor.

Imagem de capa de Marisa Cardoso.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão