O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral lançou um jogo pedagógico inovador, composto por um tabuleiro de grandes dimensões, com o objetivo de “transformar a forma” como os adolescentes e jovens adultos abordam “os temas europeus”.
O “Jogo da Democracia”, desenvolvido com o apoio de uma empresa, foi concebido para desafiar os jogadores a explorarem “curiosidades de países da União Europeia”, enquanto enfrentam “desafios que retratam questões atuais” da comunidade europeia, explicou, em comunicado, o organismo.
“Trata-se de um jogo físico, de grandes dimensões, em que o tabuleiro é uma lona com dois metros por dois metros, para ser jogado em grupo, em escolas ou outras atividades”, acrescentou.
Desta forma, e através de “um percurso dedicado à região do Alentejo, a Portugal e à União Europeia”, os jovens “descobrem factos históricos, culturais e políticos sobre os países membros”, e, em simultâneo, “refletem sobre o papel da democracia na construção e manutenção” da União Europeia.
“O "Jogo da Democracia" oferece uma plataforma onde os jogadores podem discutir temas como direitos humanos, sustentabilidade, democracia e a importância do voto”, precisou.
De acordo com a coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral, Alexandra Correia, citada no comunicado, o ponto de partida foi a criação de “uma ferramenta educativa que fosse ao mesmo tempo divertida e informativa para impactar os jovens”.
“O Jogo da Democracia é mais do que um jogo, é uma experiência que envolve os jovens com as questões europeias e sensibiliza para a valorização da democracia, como um pilar essencial da nossa sociedade”, prosseguiu.
No comunicado, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral revelou ainda que “planeia integrar o Jogo da Democracia nas iniciativas “A Europa vai à Escola” que realiza há mais de 10 anos” nas escolas da região Alentejo Central e Litoral.
“Com esta iniciativa, espera-se que mais jovens se sintam inspirados a participar ativamente no futuro da Europa, compreendendo melhor os desafios e as oportunidades que a democracia oferece”, acrescentou.
O Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral é um organismo de informação europeia, acolhido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo desde 2013, que disponibiliza informação direta para autarquias e órgãos de decisão local e regional.
Desde a sua criação contribuiu para a promoção da cidadania europeia, desde o ensino básico ao ensino universitário