29 Fevereiro 2020      11:16

Está aqui

Festival de jatos de guerra da NATO "rasga" céus de Beja e espera 100 mil espetadores

Beja vai receber em maio um festival aéreo que conta com mais de 100 jatos de guerra e 3000 militares de 16 países aliados, com uma previsão de 100 mil espetadores, a 17 de maio. Falamos do Nato Tiger Meet de 2020, que celebra ao mesmo tempo 0 68º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

A B.A. nº 11 vai receber os mais sofisticados aparelhos da aviação militar, com a presença de 22 esquadras de voo, de várias nações, que têm um “Tiger” como símbolo. Refira-se os Tornado alemães e italianos, os Mirage franceses, os F-16 de vários países incluindo Portugal, num festival onde passaram os americanos A/OA-10 Thunderbolt II, o Lockheed 117 Nighthawk, o bombardeiro B-52, e o bombardeiro B-1.

Mas as questões ambientais e sociais também estão no espírito do festival que vai doar 20 mil euros a uma instituição social, é livre de plásticos, tem uma parceria com o Banco Alimentar e implica a plantação de um número não revelado de sobreiros e azinheiras dentro da Base Aérea, onde já existem vários povoamentos destas árvores. 

A NATO Tiger Association foi criada em 1961 e hoje conta com 24 esquadras associadas de 18 países aliados.

A cerimónia de abertura do Tiger Meet está programada para o dia 10 de Maio. A 17 de Maio realiza-se o festival aéreo com a presença de várias aeronaves militares e patrulhas acrobáticas. A cerimónia de encerramento terá lugar no dia 21 de Maio.

 

Imagem de capa de wall.alphacoders.com

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.