9 Junho 2019      09:31

Está aqui

Já sabemos o discurso do Presidente da República

No seu discurso do 10 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa, dedicará o tema à exaltação do povo e de Portugal, e refere o facto de sermos uma pátria de caráter “universal”.

Nos discursos de Marcelo, “Portugal” será mesmo a palavra mais usada: 20 vezes nas cerimónias militares e 51 no discurso para os portugueses e lusodescendentes no estrangeiro. Segue-se “povo” e “pátria”, repetidas 21 e 12 vezes, respetivamente.

Nestas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – e que decorrem este ano em Portalegre - Marcelo, chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, fará dois discursos: um mais solene, pela manhã, na cerimónia militar e um outro mais informal, ao final do dia, perante comunidades portuguesas no estrangeiro.

Esta maneira bipartida de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas surgiu com a eleição de Marcelo, que, em 2016, aquando da sua eleição, e articulando com o Primeiro-Ministro, António Costa, pôs em prática este modelo e, este ano, as comemorações dividem-se entre Portalegre e Cabo Verde.

 

Imagem de media-manager.noticiasaominuto.com

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.