1 Julho 2019      10:19

Está aqui

Sines na rede dos portos mais avançados da Europa

O Porto de Sines integra o ‘iTerminals 4.0’, um projeto exclusivista, que envolve os portos de Antuérpia, Hamburgo, Génova, Malta, Bremerhaven, Wilhelmshaven e Rouen (oito portos estratégicos da rede transeuropeia de transportes) e que fomenta a aplicação das tecnologias da indústria 4.0 rumo à digitalização dos terminais portuários de contentores. O projecto conta com o financiamento do Programa Connecting Europe Facility da Comissão Europeia; a sua aplicação contará com a coordenação da entidade espanhola Fundación Valenciaport, como está a avançar a Revista Cargo.

Esta iniciativa inclui um estudo com implantação piloto baseado em operações reais em terminais europeus e acções experimentais e testes-pilotos operacionais, explorando soluções com base na tecnologia Internet of Things (IoT).

Várias ferramentas inovadoras (como o Big Data, a análise preditiva, cloudcomputing, automação ou a Internet of Things) vêm sendo introduzidas na realidade quotidiana, faltando a capitalização conjunta das respectivas vantagens, em prol de um sistema portuário mais eficiente. Tendo em conta o baixo nível de aproveitamento, por parte da indústria portuária, destas novas soluções digitais, o projecto ‘iTerminals 4.0’ surge em cena para avaliar, testar e fomentar o estabelecimento destes trunfos na gestão de terminais. Destaque para a inclusão do porto luso de Sines no lote de portos seleccionados para integrar o projecto, incumbidos de levar a cabo .

O ‘iTerminals 4.0’ visa dotar as operações portuárias de maior eficiência, segurança (onde se inclui a ciber-segurança), interligação comunicacional e troca de informação, pretendendo também ser um factor mitigador de custos e da poluição ambiental. As actividades-piloto servirão para melhorar, adaptar e demonstrar as soluções propostas, a fim de testar a sua viabilidade e sustentabilidade, bem como seus benefícios, antes de se avançar para a implementação em larga escala.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão