31 Dezembro 2015      12:55

Está aqui

ISTO HOJE NÃO VAI LÁ SEM CAFÉ

Hoje isto não está a funcionar. Preciso de um café para acordar. Se calhar preciso de vários.

É daqueles ou daquelas que precisa de café para começar o dia? E se lhe dissessemos que essa necessidade pode ser um mito? Ou que pode estar a fazer tudo errado no que trata a beber café?

No canal de YouTube AsapSCIENCE, é explicado que os seres humanos têm um relógio biológico próprio que marca o ritmo ao longo dos dias (ritmo circadiano). Este ritmo, ou este relógio, é o responsável por regular vários processos inconscientes do nosso corpo como quando e que quantidade de sono vai ter.

O relógio biológico funciona através de químicos; ao longo do dia vai controlando o ritmo consoante a libertação de maiores ou menores quantidades de uma hormona chamada cortisol.

O cortisol é uma hormona da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal, e é responsável pela nossa atenção, concentração e respostas a situações de stress diárias.

Num dia normal existem picos de cortisol em cada um de nós. Um deles ocorre entre as 8 e as 9 horas e funciona como se o corpo tivesse um mecanismo próprio de nos fazer acordar e estar preparados para o dia.

Este horário coincide com o horário em que normalmente se bebe café e tomar café num pico de cortisol tem o efeito de diminuir os efeitos da cafeína e pode provocar uma habituação a este químico.

Entre 12 e as 13 e entre as 17.30 e as 18.30 horas há novos picos de cortisol, pelo que são horas às quais deve evitar beber café, segundo estes investigadores, claro.

Logo ao acordar os níveis de cortisol aumentam 50%. Se esperar cerca de uma hora para beber o seu café, maximizará o seu efeito.

Imagem daqui.