A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a conceção e construção de uma nova ponte sobre a Ribeira Grande, em Fronteira (Portalegre), após a existente ter sido destruída pelo mau tempo.
Em comunicado, citado pela agência Lusa, a IP explicou que a nova ponte na Estrada Nacional 245 (EN245) vai contar com um investimento de seis milhões de euros.
“Envolvendo um investimento estimado em seis milhões de euros, a empreitada tem como objeto o desenvolvimento do projeto de execução e a construção de uma nova travessia e respetivos acessos rodoviários, ao quilómetro 41,406 da EN245”, lê-se no documento.
A IP indicou que, “de modo a garantir maior rapidez” na concretização da obra e respetiva abertura ao tráfego, optou por avançar com a contratação em regime de conceção/construção, ao invés de lançar dois procedimentos de concurso independentes, primeiro para a elaboração do projeto de execução e, a seguir, para a execução da empreitada.
A mesma fonte referiu ainda que o prazo de execução da obra será de 500 dias, devendo, no último trimestre deste ano, ter início o desenvolvimento do projeto para, em 2025, a obra arrancar no terreno.
Note-se que esta obra surge após ter ficado destruída uma outra ponte naquela zona, no dia 13 de dezembro de 2022, devido ao mau tempo.
A ponte granítica, de 10 arcos semicirculares e sob alçada da IP, ficou totalmente submersa, com a subida do caudal da ribeira, devido às fortes chuvadas ocorridas.
A antiga ponte estava inserida no Centro Ecoturístico da Ribeira Grande, fazendo a ligação, através da EN245, entre as vilas de Alter do Chão e Fronteira.
De acordo com a IP, a construção da nova ponte vai permitir a ligação à rede viária envolvente, “materializada” através de um entroncamento e de uma rotunda a construir de raiz.
Também no âmbito do projeto, está prevista a “regularização” do leito da Ribeira Grande e respetivo arranjo paisagístico de toda a zona intervencionada, como as margens e o leito, restaurando assim os processos naturais e consequente regeneração do ecossistema naquele local.
“A nova Ponte sobre a Ribeira Grande irá assegurar a ligação rodoviária através da EN245 com melhores condições de segurança, qualidade e eficiência entre os aglomerados de Fronteira e Alter do Chão, bem como a acessibilidade da povoação de Vale de Seda (Fronteira) para a sede de concelho”, acrescentou a empresa.
Fotografia de tripadvisor.pt