21 Novembro 2018      11:44

Está aqui

Investigador de Évora vence prémio APHES com artigo sobre educação no Estado Novo

Quintino Lopes, investigador da Universidade de Évora, venceu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), pelo artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.
 
Segundo a Universidade de Évora, o artigo científico premiado faz parte do trabalho que Quintino Lopes desenvolveu para a sua Tese de Doutoramento e debruça-se sobre a história da Junta de Educação Nacional. Para o autor, “foi um trabalho que permitiu organizar e divulgar o conhecimento que possuía sobre a actividade da Junta de Educação Nacional (1929-36), revelando como a primeira instituição em Portugal a planear e financiar a investigação científica potenciava uma prática de ciência de feição europeia e com níveis de qualidade reconhecidos internacionalmente”. Este prémio da APHES “representa o reconhecimento pelas novas agendas de investigação oriundas da História da Ciência, as quais, nomeadamente no referente ao estudo das práticas e políticas científicas no Estado Novo, podem introduzir novas questões e leituras interpretativas”, sublinha o investigador.

Quintino Lopes é Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora. Mestre em Estudos Históricos Europeus em 2010, pela Universidade de Évora; Licenciado em História (ensino de) pela mesma instituição em 2003. É investigador integrado doutorado do Instituto de História Contemporânea – grupo Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica.

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão