A empresa BioSmart – Soluções Ambientais vai limpar e remover lamas de lagoas de ETAR da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, situadas nos 13 municípios membros da entidade.
Em comunicado, citado pelo portal Ambiente Magazine, a empresa adianta que as lagoas sob intervenção se localizam em Aljustrel, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Mértola, Odemira, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira.
A prestação deste serviço “tem um prazo máximo de 3 anos” e apresenta um valor máximo de 1 418 715,40 euros, “dependendo do volume de trabalhos efetivamente necessários, medidos em toneladas de lamas removidas, transportadas e entregue para deposição em destino final adequado”.
Além disso, “o valor final a suportar pela AgdA dependerá, essencialmente, do volume de lamas removidas (m3) e da quantidade de lamas (toneladas) enviadas para destino final adequado, sendo admissíveis a valorização agrícola e a compostagem”.
A BioSmart prevê, assim, a “limpeza de 33 lagoas, sete através de recurso a jangada com bombagem para aspiração de lamas, e secagem através da utilização de unidade de desidratação móvel, e 26 com recurso a meios mecânicos do tipo giratória, com balde de limpeza sem dentes e lagartas de borracha e secagem das lamas através de desidratação solar”.
No total, “estima-se a retirada 24 350 toneladas de lamas, 6 360 com recurso a jangada e 17 990 com recurso a giratória”, indica a empresa.
Fotografia de ambientemagazine.com