O gestor de logística e exportação Ricardo Pereiro, de 42 anos, é o candidato do movimento Grupo de Cidadãos por Avis (GCA) à Câmara Municipal de Avis, nas eleições autárquicas deste ano.
Em comunicado, citado pela agência Lusa, o GCA indicou que o candidato foi membro da assembleia de freguesia da União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, em Avis, como independente (2013-2017) e “dinamizador na reativação” do Clube de Futebol “Os Avisenses”, onde é, desde 2022, presidente do conselho fiscal.
O cabeça de lista manifestou-se preocupado com “a carência de habitações no concelho para fixar pessoas”, e, na Câmara de Avis, liderada pela CDU, “os trabalhadores, além de terem as avaliações atrasadas, não receberam as notificações e estão a ver bloqueadas, desde 2018, a sua evolução na carreira”.
O candidato do movimento independente defendeu ainda a construção da Barragem do Pisão e lamentou que o concelho tenha ficado de fora do perímetro de rega deste projeto.
“É uma situação muito difícil de aceitar, quando o presidente atual [do município] teria obrigação de defender o nosso território junto da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e do Governo, para que houvesse esse perímetro de rega no nosso concelho”, criticou o responsável.
No comunicado, o GCA referiu ainda que a candidatura de Ricardo Pereiro surge da convicção de que a gestão e o desenvolvimento do concelho de Avis precisam “de uma mudança urgente”, pois, as opções atuais estão “distantes da realidade”.
Note-se que a Câmara de Avis é considerada um “bastião comunista” no distrito de Portalegre porque, desde 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas depois do 25 de Abril, tem sido sempre governada pelo PCP ou por coligações encabeçadas por este partido.
O município é, atualmente, liderado pelo comunista Nuno Silva, que está a cumprir o terceiro e último mandato.
A candidatura do movimento independente é a segunda a ser oficializada, já que a CDU também já anunciou que o antigo presidente do município, Manuel Coelho, de 57 anos, lidera a sua lista à autarquia. O atual executivo municipal é constituído por três eleitos da CDU, um do PS e um do GCA.
As eleições autárquicas deste ano devem realizar-se entre os meses de setembro e outubro.
Fotografia de observador.pt