As regiões a norte do rio Tejo e o Alto Alentejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse a Proteção Civil.
Face a essas previsões, de tempo quente, “foi decidido aumentar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais. No período de segunda e terça-feira as regiões a norte do Tejo e o Alto Alentejo vão passar a ter o estado de alerta especial vermelho, sendo que todas as outras mantêm o estado de alerta especial laranja”, disse André Fernandes, comandante da Proteção Civil.
O comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) falava na sede da instituição, em Carnaxide, para dar conta da evolução dos incêndios no país.
O estado de alerta vermelho pressupõe o reforço de operacionais no terreno, com pré-posicionamento de meios dos bombeiros em locais estratégicos, bem como pré-posicionamento de meios da força especial de Proteção Civil, da unidade especial de emergência da GNR e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O responsável renovou o apelo para “tolerância zero” ao uso de fogo.
Imagem de global.unitednations.entermediadb.net