16 Fevereiro 2019      10:28

Está aqui

Igreja da Misericórdia de Évora reabre depois de um ano em obras

Já está novamente aberta ao culto a Igreja da Misericórdia de Évora.

O edifício de meados do século XVI, em 1554, reabre hoje após ter estado cerca de um ano fechado para obras de conservação e restauro.

Esta reabertura será marcada, com início às 16h30, com uma atuação do Coral Évora e uma eucaristia presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, entre outras iniciativas.

O edifício - classificado como imóvel de interesse público desde 1983 - é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME) que investiu 500 mil euros, com o apoio de fundos comunitários, nesta recuperação que englobou trabalhos no exterior e interior do edifício.

Durante o restauro, voltaram a estar visíveis sete as pinturas que preenchem as paredes laterias da Igreja e que estiveram tapadas por telas desde a campanha barroca.

Estas pinturas murais com mais de 400 anos, datadas da segunda metade do século XVI, já eram conhecidas, mas nunca tinham sido estudadas, o que foi agora possível devido a obras de conservação e restauro desta igreja considerada imóvel de interesse público desde 1983.

Os frescos foram agora novamente tapados cobertos por telas barrocas, mas a Santa Casa da Misericórdia de Évora pretende contar em breve com um núcleo museológico na igreja e que representará um investimento de cerca de 300 mil euros. De modo a dar a conhecer os frescos, foi realizada uma recolha de imagens exaustiva de modo a criar uma apresentação multimédia e interativa no futuro. Com este projeto a arrancar agora - prevê-se que esteja terminado no segundo semestre de 2019 - este museu será dedicado aos 519 anos da Santa Casa da Misericórdia de Évora e ao seu património histórico e artístico.

 

Imagem de pt.wikipedia.org

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.