6 Agosto 2016      11:47

Está aqui

IA SER NOVO HOTEL NO ALENTEJO E ARDEU

O Alentejo ia poder contar com um novo hotel. Tratava-se da requalificação do Convento de São Paulo, em Elvas (Portalegre) e que iria ser transformado numa unidade hoteleira, sendo o primeiro de 30 edifícios públicos que o Governo Português irá concessionar a privados, ao abrigo do Programa de Valorização do Património.

Esta requalificação, de valor de superior a 5 milhões de euros, foi acordada – esta semana - pela Câmara Municipal de Elvas (CME) e os Ministérios da Economia, Cultura e Finanças esta semana, através da assinatura de um memorando entendimento que envolveu ainda o Turismo de Portugal, a Direção-Geral do Património e a Direção Regional da Cultura do Alentejo.

No entanto, ontem, sexta-feira, o edifício foi alvo de violento incêndio que pode ter danificado fortemente a estrutura e ter alterado todos os planos e projetos acordados no memorando que foi assinado no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Então, o Ministro referiu que a inclusão do imóvel de Elvas se deveu também a uma lógica de desconcentração territorial, visando a criação de emprego em simultâneo com a restauração e preservar de edifícios históricos.

O autarca elvense, Nuno Mocinha, expressou também a sua satisfação por, finalmente, este edifício vir a ser recuperado e poder vir a representar criação de emprego estável, e agora, após o incêndio confessou com algum desconsolo que “o Concelho de Elvas e os Elvenses não mereciam” o incêndio que deflagrava.

As chamas chegaram a ser mais altas que a própria estrutura do edifício e foi necessário recorrer a drones para avaliar o incêndio, uma vez que a estrutura principal e chão do edifício ainda era todo em madeira e representava um risco enorme para as dezenas de bombeiros de Elvas, Campo Maior, Arronches, Portalegre e Monforte, que combateram o incêndio.

O incêndio terá deflagrado perto das 18h15 - às 21h30 ainda não estava extinto - e consumiu grande parte do edifício.

 

Imagem daqui