16 Novembro 2018      19:34

Está aqui

O Hospital Central do Alentejo em Évora e o Orçamento de Estado de 2019

Bem tentei encontrar uma referência à construção do Hospital Central do Alentejo em Évora no Orçamento de Estado para 2019. Mas não encontrei!

Podia ser um problema de vista, mas nem com uma lupa o consegui descobrir. Nem com uma candeia bem acesa consegui vislumbrar tão importante investimento.

Foi neste sentido que questionei a Sra. Ministra da Saúde em Audição sobre o Orçamento de Estado para 2019.

Fiquei com grande expectativa em relação ao 4º anúncio (1 ano em cada ano; um anúncio em cada OE) deste grande investimento, tão importante para o Alentejo. Anunciaram, agora, como se fosse a primeira vez.

No OE 2016 lá colocaram Estudos e Projetos. Estudos e projetos que já existem desde há mais de 15 anos. Estudos e Projetos que custaram mais de 2 milhões de Euros. Estudo e Projetos contratados ao Gabinete de Arquitetura Souto Moura. Também no OE 2017 lá constava, copy paste (em bom português copia e cola) em relação a 2016. Também no OE 2018 lá estava “copia e cola” em relação a 2017.

Até o PCP já descobriu que não está nenhum Hospital Central do Alentejo em Évora no OE 2019. O mesmo PCP que negociou 4 Orçamentos de Estado com este Governo!

A resposta da Sra. Ministra da Saúde foi muito evasiva. Tudo depende da reprogramação dos fundos comunitários. Mesmo assim, caso venha a ser aprovada a referida reprogramação, só dará para fazer uma pequena parte. A reprogramação contempla um montante de 40 milhões de investimentos, quando o investimento total expectável poderá ser superior a 175 milhões de euros.

Também as obras de infraestruturas, dos acessos e das respetivas expropriações não estão contempladas nestas contas. Tanta falta de explicações!

Espero que 2019 não seja mais um ano de foguetório dos anúncios e da propaganda deste Governo! Tenho dúvidas!

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.