28 Janeiro 2018      11:46

Está aqui

HOMENAGEM AO “PAI DO VINHO ALENTEJANO”

Para muitos entendidos, Francisco Colaço do Rosário (à direita na foto) é o “pai dos vinhos alentejanos” e o Alentejo vitivinícola juntou-se numa homenagem a este nome sonante da enologia portuguesa e reconhecido nacional e internacionalmente.

Foi na Sala dos Atos da Universidade de Évora, a 19 de janeiro, que decorreu esta sessão de homenagem ao Eng.º Colaço do Rosário, também ex-docente da Universidade alentejana e impulsionador da melhoria da qualidade do vinho alentejano e da criação de muitas adegas na região.

A iniciativa de homenagear o Eng.º Colaço do Rosário foi organizada por Hans-Jörg Böhm, um alemão licenciado em economia e dedicado ao vinho no Alentejo e que, no final da homenagem apresentou o livro “Glossário Ilustrado do Vinho”, dedicado a Francisco Colaço do Rosário.

Natural de Messejana, Concelho de Aljustrel, o Engenheiro Agrónomo Francisco António Colaço do Rosário, nasceu em 1935, e foi professor entre 1962 e 1999 e Subdiretor da Escola de Regentes Agrícolas de 1969 a 1974.

Foi também agraciado com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e galardoado pelo Senhor Presidente da República pelos seus trabalhos no desenvolvimento vitivinícola do Alentejo. Faleceu aos 72 anos.

O evento - póstumo - contou com a colaboração da Universidade de Évora, da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, da Associação Técnica os Viticultores do Alentejo e da família do homenageado. 

 

Imagem de vinetowinecircle.com