21 Agosto 2021      10:46

Está aqui

Uma homenagem aos mestres chocalheiros de Alcáçovas

Alcáçovas tem aprovada pela UNESCO o fabrico de chocalhos como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Este reconhecimento dá notoriedade à freguesia das Alcáçovas, ao concelho de Viana do Alentejo e a toda a região Alentejo.

É um grande prestígio!

Este reconhecimento é devido aos Mestres Chocalheiros alcacovenses que ao longo dos últimos séculos têm desenvolvido ininterruptamente esta nobre arte.

Desde há muito tempo que os chocalhos estão umbilicalmente ligados mundo rural. Os animais eram fundamentais na vida e atividade das comunidades rurais, fossem utilizados como meio de transporte de pessoas e mercadorias ou no amanho das terras. Praticamente todos os animais (bovinos, ovinos e caprinos) usavam chocalho.  O ofício de chocalheiro era altamente reconhecido e revestia-se de uma enorme importância.

Até sensivelmente aos anos 60 do século passado, os chocalhos eram bastante procurados nas feiras, nos mercados por tudo o país rural. Eram altamente valorizados.

Hoje em dia os chocalhos são praticamente usados para adorno.

Recentemente faleceu o Mestre Chocalheiro Gregório Sim Sim. Ficará para sempre na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e de todos que tiveram a honra de privar com ele.

Deixa-nos um homem que (entre muitos Mestres falecidos e outros que ainda nos dão a honra da sua presença) contribuiu para que a Vila das Alcáçovas ganhasse a notoriedade que tem hoje, sendo reconhecida a arte chocalheira pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

Gregório Guerreiro Sim Sim era descendente de António Carvalho, que em meados do séc. XVIII veio para a vila de Alcáçovas e cuja descendência deu origem há família Sim Sim.

Herdou a oficina de seu pai e nela fabricou chocalhos durante décadas. Tinha por marca uma Cruz de Cristo. Era também conhecido pela sua extraordinária aptidão em afinar os chocalhos.

Deixa-nos com saudade este importante Mestre Alcaçovense. Alcáçovas está de luto.

A todos os chocalheiros da Vila das Alcáçovas que ao longo dos tempos deram expressão à arte chocalheira, mas sobretudo àqueles que persistem e resistem no desenvolvimento desta nobre atividade, a minha sincera e humilde homenagem.