9 Maio 2017      11:07

Está aqui

HOJE É DIA DA EUROPA

Hoje, 9 de maio, assinala-se o dia da Europa, que enfrenta os desafios da saída do Reino Unido (BREXIT), a nova situação geopolítica mundial com a eleição de Trump em Washington, uma China assertiva especialmente nos mares, uma política agressiva da Rússia face à Ucrânia e aos seus vizinhos, guerras, terror e anarquia no Médio Oriente e em África, com a ação relevante do islamismo radical e o crescimento dos nacionalismos internos.

Para assinalar a data Carlos Zorrinho, o eurodeputado eborense e presidente da Delegação do Partido Socialista no Parlamento Europeu defendeu em mensagem oficial que mais do que dia de reflexão, o dia deve ser de "acção" para recuperar a confiança dos europeus, no projecto de "paz e liberdade que foi simbolicamente iniciado com a declaração de Robert Schumann, em 9 de maio de 1950".

Zorrinho acrescenta ainda que a Europa não deve desviar-se dos seus princípios fundadores de justiça, solidariedade, convergência, tolerância, competitividade e que esta tem um papel central na definição das políticas para o planeta.

Jean Monnet, um dos pais da ideia de União Europeia, que ajudou Schumann na sua declaração de 9 de maio de 1950, defendia que a ideia de uma Europa unida não era a de coligar Estados mas sim de unir Homens. A missão parece agora um pouco mais complexa e só a eleição de Macron em França parece ter atenuado um pouco a agitação que vive o espaço europeu nestes tempo.