5 Junho 2016      12:24

Está aqui

HOJE É O DIA MUNDIAL DO…

"TEXTURAS"

O caro leitor sabia que existe um Dia mundial da Canalização? Ou ainda um Dia Internacional do Fetiche? Do Engolidor de Espadas? Do Pi? Do Duende? Um Dia Mundial da Migração dos Peixes? Um dia Internacional da Prostituta?

Também existem assuntos mais pragmáticos como, por exemplo, o Dia de Limpar o Computador, o Dia do Backup, o Dia Mundial do Whisky, o Dia Mundial da Higiene das Mãos, entre outros, que aparentam ter, pelo menos, uma vantagem manifesta: a de nos recordar algo mais imediatamente útil.

Não se preocupe. Eu também não tinha conhecimento dessas efemérides, mas após vasculhar o calendário cujo link deixo abaixo, fiquei esclarecida. Com efeito, o mesmo contém, não só a referência a essas datas como também, um oportuno link remetendo para uma página com o esclarecimento que se impõe, contextualizando o facto, pessoa ou local em questão e explicando como se processam essas comemorações, desde quando e em que lugar. Do mesmo modo, existe informação no que respeita ao organismo que sugeriu essa celebração, assim como relativamente às circunstâncias em que surgiu e a outras datas comemorativas conexas.

Não posso deixar de dizer que toda a publicidade envolvida (e não só) nessas comemorações acaba por reduzi-las a certa patetice, se as considerarmos, claro está, fora do seu contexto. De facto, para além de todas aquelas que eu já referi, poderia assim continuar e acrescentar outras, deveras deliciosas, como o Dia Internacional do Sushi, o Dia Mundial do Chocolate ou como outras, particularmente originais, como o Dia Mundial do OVNI, o Dia do Filho do Meio, o Dia da Aproximação de Pi ou o Dia Internacional da Música Estranha.

Na verdade, parece-me bastante óbvio que o título dado às diferentes comemorações não revela o seu carácter intrínseco, pelo que nos devemos abster de julgar certas efemérides com base na sua aparente estranheza. Por exemplo, o Dia de falar como um Pirata não pode ser reduzido a “falar como um pirata”, sob pena de retirarmos à efeméride a sua razão de ser. Passo a explicar: nesse dia, não só se fala como um pirata como também se organizam caças ao tesouro, as pessoas vestem-se como piratas, disfarçam-se de piratas, entram em torneios de insultos de piratas, veem filmes de piratas, jogam jogos de vídeo de piratas e, como não podia deixar de ser, bebem rum como piratas.

Portanto, convém contextualizar cada celebração, entender a sua razão de ser, já que, como acabámos de ver, a mesma não implica necessariamente uma oferenda. Com efeito, permitem recordar algo, dar-lhe valor e, no fundo, será esse o verdadeiro objectivo. Mas claro que nunca são demais os tesourinhos deprimentes arremessados para as redes sociais, que, apesar de permitirem lembrar muito, também permitem num só clique, esquecer tudo.

Portanto, como hoje é o Dia Mundial do Ambiente, aproveito também eu para recordar, que, nessa matéria, toda e qualquer contribuição é importante e que as nossas ações de hoje inexoravelmente reflectir-se-ão amanhã.

Consulte o calendário aqui.

 

Imagem daqui

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.