5 Novembro 2020      09:22

Está aqui

Hoje “A Terra Treme” em Moura, Grândola e Montemor-o-Novo

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC) vai realizar hoje, quinta-feira, pelas 11h05, a iniciativa “A Terra Treme”, de sensibilização para o risco sísmico. As câmaras de Moura, Grândola e Montemor-o-Novo associaram-se e vão participar.

A data escolhida para a realização desta iniciativa coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

De acordo com a ANEPC, citada pela Sul Informação, “esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”.

O exercício vai durar um minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou coletivamente, são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar – proteger – aguardar.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC pretende “ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil”.

A iniciativa “A Terra Treme” vai acontecer em vários pontos do país e todos podemos participar.