22 Janeiro 2022      10:35

Está aqui

Há um dia

Há um dia, há 42 anos, faz hoje muitos dias nascia um bebé, em casa. Foram duas as parteiras que muito admiro. Uma delas já não está entre nós. A outra sim. Não me recordo de ter nascido. Recordo-me sim de ter vivido até agora. Foram muitos e muitos anos em sítios tão diferentes como Portugal e Timor! Por ambos me apaixonei, como me apaixonei de igual forma pela África do Sul, pelos Estados Unidos e por tantos outros lugares onde passei e vivi. Viver é bonito! Nascer ainda mais, só não temos consciência do acto e depois do tempo que passamos até chegar ao ponto onde atualmente estamos.

Alguns de nós temos 80 anos, outros 70, tantos 60 e quais de nós 50 e 40 e muitos, muitos outros menos dessa idade. A idade poderá ter duas perspectivas e certamente as terá. Se, por um lado, a idade é um posto onde a experiência conta como mil réis, por outro lado, ser jovem é ter a força de todos nós combinada numa ideia que é indestrutível. Quando tinha 20 a minha ideia do mundo era reduzida à Europa. Ao fim de 4 anos, essa ideia alterou-se e uma viagem ao outro lado do mundo proporcionou outras viagens a tantos lugares, tão diferentes como o primeiro e como o último.

A idade não conta nos passaportes, os carimbos contam. Se eu tivesse um carimbo por cada ano, seria contado. Se eu tivesse uma viagem por cada ano, talvez não fosse. Assim,

Poderíamos falar dos anos, de carimbos, de tempos e de experiências.

Nos últimos anos, especificamente desde 8 de abril de 2015, partilhei convosco as minhas histórias de vida. Percorremos mais de 6 anos da minha vida, da vida de tanta gente que retratei, a conhecer/me/nos/vos. Alguns de vós gostaram, outros não, (a esses lamento que não entendam aquilo que gratuitamente outros tentam proporcionar).

Fiz anos ontem! Não precisam dar-me os parabéns! Quem deve receber é a Tribuna, por me aguentar!!! Porém, confesso que escrever para um jornal com esta qualidade é uma honra e assim continuarei… até que faça não sei quantos anos e me faltem as ideias…