24 Setembro 2016      16:00

Está aqui

HÁ NOVOS PLANOS PARA MONSARAZ

A proposta preliminar do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Monsaraz foi apresentada hoje, 24 de setembro, na Igreja de Santiago, durante o seminário “Monsaraz – Comunidade e Salvaguarda do Património”, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2016 - Comunidades e Culturas.

Este documento está a ser realizado pelo ateliê JLCG - Arquitetos Lda., do Arquiteto João Luis Carrilho da Graça que defende que para além de proibir algumas práticas, este plano deve também apresentar propostas para resolver os principais problemas. Pretende essencialmente definir as regras sobre a implantação das infraestruturas, o desenho dos espaços de utilização coletiva, a forma de edificação e disciplina da sua integração na paisagem, a localização e inserção urbanística dos equipamentos de utilização coletiva, a organização espacial das demais atividades de 

interesse geral e o desenvolvimento e concretização de programas de ação territorial, tendo ainda me conta as comunidades na gestão da sua herança cultural, através da valorização do património e atribuindo-lhes um papel relevante no desenvolvimento socioeconómico.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o ateliê JLCG arquitetos e em que se pretende abordar o património que envolve a comunidade do núcleo urbano da vila e arredores abrangendo uma área com cerca de 23 hectares.

Na sessão de abertura estiveram José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, João Luís Carrilho da Graça e Marta Sequeira, coordenadores do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Monsaraz, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Jorge Pulido Valente, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Regional do Alentejo, numa apresentação que se iniciou com o arqueólogo Manuel Calado, que falou sobre o estudo arqueológico de Monsaraz e referiu que Monsaraz é um maiores povoados da idade do Bronze do sul da Península Ibérica.

No mesmo sentido se pronunciaram os arqueólogos Rui Mataloto e Ângela Ferreira  -apresentaram os resultados das recentes sondagens arqueológicas realizadas na vila medieval – e que disseram que Monsaraz recebeu, à época, em primeira mão as "novidades tecnológicas" trazidas pelos Fenícios.

O sociólogo José Luís Merca realizou uma apresentação de um estudo sociológico produzido em Monsaraz, e que concluiu que é essencial criar canais de comunicação, formais ou informais, com empresários e moradores da ZEP de Monsaraz.

Victor Beiramar Diniz, arquiteto paisagista, falou sobre o estudo paisagístico que integra o documento e João Luís Carrilho da Graça e Marta Sequeira apresentaram a proposta preliminar do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Monsaraz.

Seguiu-se um debate com os intervenientes e para a tarde estava agendada uma visita a alguns espaços interiores do arrabalde e do núcleo intramuros de Monsaraz.

A proposta e as respetivas maquetes estarão expostas na Igreja de Santiago para consulta pela população.