8 Dezembro 2019      23:49

Está aqui

Há 80 anos o Grupo Coral de Odemira fazia a sua primeira gravação de modas

O cante não é de hoje, o que é de hoje é a importância que lhe é dada pelos não alentejanos, desde que este foi declarado Património da Humanidade, salvando-o da eventual perda por entre memórias, assim que o último cantador se calasse.

Mas hoje o cante vive um momento de fulgor e é ensinado em muitas escolas alentejanas. Contudo há 80 anos eram feitas as primeiras gravações áudio de cante do Grupo Coral de Odemira que tem estado a celebrar esse momento histórico enaltecendo o cante alentejano e valorizar o trabalho feito em Odemira pelo grupo coral, sobretudo na recuperação de temas antigos.

As gravações áudio de cantares alentejanos em Odemira, realizados a 5 de novembro de 1939, são reveladas no livro “Alentejo: Vozes e Estética em 1939/40 - edição crítica dos registos sonoros realizados por Armando Leça”, publicado pela Tradisom, com coordenação da Professora Doutora Maria do Rosário Pestana. Esses registos contêm seis modas pelas vozes de cantadores de Odemira, e que são agora apresentadas em CD, reinterpretadas pelo Grupo Coral de Odemira.

Os últimos dias têm contado com desfiles de Grupos Corais, nas ruas do centro da vila de Odemira, com a participação do Grupo Coral da Sete, Grupo Coral de Garvão, Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, Grupo Coral de S. Luís, Grupo Coral Feminino de Amoreiras-Gare, Grupo Coral da Escola Damião de Odemira do Agrupamento de Escolas e do Grupo Coral de Odemira.

O Cineteatro Camacho Costa recebeu mesmo uma palestra com intervenções das etnomusiólogas Salwa El-Shavan Castello-Branco (Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa) e Maria do Rosário Pestana (Professora Investigadora da Universidade de Aveiro).

Fundado em 1977, o Grupo Coral de Odemira tem mantido a tradição dos cantares e modas alentejanas, algumas herdadas do antigo grupo " Rouxinóis do Mira" que remonta a 1944 e que teria na sua constituição algumas das vozes gravadas por Armando Leça.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.