12 Setembro 2019      13:29

Está aqui

Há 509 anos D. Manuel I atribuía Carta de Foral a Alvalade em Santiago do Cacém

A 20 de Setembro de 1510 era atribuída por D. Manuel I a Carta de Foral a Alvalade. Hoje, a fazer 509 anos, a Vila no Concelho de Santiago do Cacém assinala a data com a iniciativa Alvalade Medieval que, nos dias 13, 14 a 15 de Setembro, recria a vida na época e leva os visitantes numa viagem no tempo.

As ruas da Vila e centro histórico transformam-se para receber el Rey D. Manuel I e o seu séquito. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostra e ensinam a sua arte.

Nas tabernas são servidas iguarias inspiradas na época, e trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animam e dão cor a Alvalade Medieval.

No Cerrado das Tulhas bravos cavaleiros batem-se em duelos de armas a cavalo e de esgrima. Sempre animadas, várias representações teatrais trazem à praça e ruas da Vila de Alvalade a vida na Idade Media. Centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso em farrapos os senhor bispo solene, criam o cenário perfeito para esta viagem.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Proporcionando à população local o conhecimento da História da sua terra, e aos visitantes o contato com mostras de produtos e artigos regionais.

Para mais informações consultar o site: https://alvalade-medieval.webnode.pt

 

Imagem de capa de Duarte Gonçalves

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.