30 Agosto 2021      11:46

Está aqui

Guadiana: autoridades espanholas inovam na luta contra a invasão do nenúfar mexicano

Nenúfar mexicano - foto de apatita.com

Noticiámos o risco de invasão dos nenúfares mexicanos em 2015, quando se lutava contra a praga dos Jacinto-de-Água (Eichhornia crassipes), que estava propagar-se pelo Guadiana.

Seis anos depois, a proliferação do nenúfar mexicano (Nymphaea mexicana) - uma espécie nativa do México e do Sul dos EUA, com grandes folhas verdes e que flutuam à superfície da água - ainda persiste e aumentou para níveis preocupantes. Apesar de não ser tóxica nem venenosa, provoca alterações profundas nos ecossistemas aquáticos e ameaça habitats e espécies.

Este facto levou a que a Junta da Estremadura espanhola proceda à instalação, esta semana, de mantas de material vegetal para impedir a propagação. As mantas serão colocadas em Badajoz, perto do limite de fronteira entre Portugal e Espanha, na zona do açude de Granadilla, numa área de 1.600 metros quadrados.

A notícia é avançada pelo “La Cronica de Badajoz”  e refere que o uso destas mantas de material vegetal contra o nenúfar mexicano do Guadiana são um teste, após comprovada a sua eficácia contra outras espécies.

As mantas - usadas de modo inédito contra os nenúfares mexicanos na Europa - são feitas de materiais vegetais como coco e ráfia e que impede a planta de receber luz solar, não realizando assim a fotossíntese e não crescendo, acabando por apodrecer.

Mantas feitas de outros materiais serão também usadas para comprovar a eficácia de novas matérias.

 

Imagem de apatita. com