26 Novembro 2021      23:19

Está aqui

Gruta do Escoural integra projeto transfronteiriço FIRST ART

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) integra o projeto FIRST ART, que visa a cooperação transfronteiriça para investigação e valorização das Grutas do Escoural e de Maltravieso.

Este projeto é apresentado hoje, 27 de novembro, pelas 15h30, no novo Pavilhão Multiusos (edifício da antiga cooperativa agrícola), em Santiago do Escoural, concelho de Montemor-o-Novo.

O FIRST ART é um projeto transfronteiriço para a conservação, documentação e gestão das primeiras manifestações de arte rupestre no Sudoeste da Península Ibérica - as grutas do Escoural e Maltravieso e o objetivo geral do projeto é o desenvolvimento de um trabalho de cooperação transfronteiriço que incide na investigação e valorização conjunta das grutas do Escoural (Montemor-o-Novo) e de Maltravieso (Cáceres), as duas únicas grutas com arte rupestre do Paleolítico, no Sudoeste Peninsular. 

O projeto FIRST ART pretende ainda melhorar o conhecimento sobre estas grutas tendo em conta os seus aspetos técnicos, estilísticos e iconográficos, através da investigação multidisciplinar e da aplicação de novas tecnologias de análise e documentação em digital e 3D. Este projeto contribuirá também para a atualização e melhoria dos programas de difusão turística e cultural das manifestações de arte rupestre do paleolítico.