4 Agosto 2018      13:03

Está aqui

A Grave a Falta de Limpeza das Estradas no Distrito de Évora

É Grave a Falta de Limpeza das Estradas Nacionais no Distrito de Évora.

A limpeza das faixas de gestão de combustível nas redes rodoviária e ferroviária é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), empresa que está sob a tutela do Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

É facilmente verificável que ao longo das Estradas Nacionais do Distrito de Évora não está a ser cumprida a Lei.

Apresentam-se alguns exemplos de estradas que não tiveram as devidas intervenções da IP: EN 4; EN 254 (Évora em direção a Redondo); EN 254 (Évora/aeródromo em direção a Viana do Alentejo); EN 380 (Évora em direção às Alcáçovas); EN 256 (Évora em direção da Reguengos de Monsaraz); EN 370 (Giesteira - Santiago do Escoural), N255 Alandroal, Reguengos Monsaraz N255, Alandroal - Vila Viçosa, etc, etc.

Para cumprimento da legislação em vigor, reforçada com as medidas tomadas em 2017, na sequência dos incêndios de junho e outubro, em que morreram mais de 100 pessoas, torna-se fundamental que a IP promova os trabalhos de limpeza junto a estradas.

O corte da vegetação e limpeza das valetas junto às principais vias deve ser realizado de forma constante.

Para além da segurança dos utilizadores das vias, o tipo de vegetação que envolve as Estradas Nacionais aumenta o risco de incêndios, sobretudo devido à carga combustível de superfície que envolvem as estradas.

A pergunta que se coloca neste momento: Para quando está previsto o corte da vegetação nas bermas destas vias nacionais do distrito de Évora?

Caso não sejam efetuadas rapidamente as referidas limpezas, significa que o nível de risco aumenta significativamente.

A ver vamos!

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.