8 Março 2021      12:05

Está aqui

Grândola transmite espetáculo online de Rita Redshoes

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, o município de Grândola vai transmitir nas suas plataformas digitais, às 21h30, “MULHER”, um espetáculo musical concebido por Rita Redshoes e Bruno Santos.

Segundo a compositora, a canção “Sobre Mulher”, que dá nome ao espetáculo, “nasceu de uma inquietação que foi crescendo à medida que também eu me fui tornando mulher. Senti-me e sinto-me inúmeras vezes, a medir espaços. Senti e sinto muitas vezes que os meus movimentos e voz são ignorados ou arrumados em caixas de preconceitos, por homens, mulheres e por mim mesma. Somos necessariamente diferentes e é isso que torna a vida rica, misteriosa e divertida. É uma canção em desabafo envolta num misto de orgulho e força”.

Além deste espetáculo, a autarquia promove ainda o colóquio “Mulheres Portuguesas: Um Grande Passado pela Frente”, que vai juntar Helena Pereira de Melo e Irene Flunser Pimentel às 18h30 via zoom, num debate moderado por Joana Duarte Correia. Os assuntos que irão ser abordados passam pela ação das mulheres portuguesas nos domínios político e social durante o século XX, os movimentos feminista e sufragista da I República, o Salazarismo e o Marcelismo e as profundas alterações desencadeadas pelo 25 de Abril de 1974. Pode assistir ao debate aqui.

Já a Junta de Freguesia de Melides comemora o dia com o passatempo de fotografia “Para mim ser mulher é…”, assim como a iniciativa “Mulheres de Melides à frente no Seu Tempo”, que pode ser acompanhada na página de Facebook da junta.

Contudo, Grândola não é o único município que celebra esta efeméride: vários municípios alentejanos também celebram este dia com eventos e programas a decorrer online.

É o caso da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que irá realizar um webinar que sugere uma conversa com três mulheres de áreas distintas, a partir das 21h00 horas, nomeadamente a eurodeputada Maria Graça Carvalho, a investigadora Fátima Duarte e a atleta Ana Cabecinha.

Já o município de Aljustrel, em parceria com as juntas de freguesia e o projeto CLDS da Esdime, vai realizar um desfile por todas as localidades do concelho, com um carro e equipamento sonoro, de onde serão ecoadas músicas, frases e poemas alusivos à data, sendo distribuídos postais e flores às janelas das habitações.

Por sua vez, a autarquia de Alvito irá oferecer às mulheres um vale para uma refeição a utilizar num dos estabelecimentos aderentes, de forma a combater os efeitos negativos da pandemia na restauração local. O vale pode ser utilizado até 30 de abril, mediante inscrição e levantamento do mesmo na respetiva Junta de Freguesia.

O município de Mértola, através da sua página de Facebook, faz a transmissão, em direto, da animação musical com “Os Vocalistas” e do Baile com “Ruben Filipe”, a partir das 20h30. Além disso, vai sortear vales no comércio do concelho nas mais variadas áreas, como cabeleireiro, manicura, pedicura ou massagem e também em restaurantes.

Em Moura, as comemorações começam às 17h00 com uma sessão de Pilates, promovida pelo Centro Pé d’Amor, que também irá realizar uma aula de Yoga às 19h00. Já às 18h00 haverá mais atividade física, com uma aula de Fitness, pelo Impact Gym. Tudo sessões transmitidas online através da página de Facebook da autarquia.

A partir das 21h00, será também transmitida uma videoconferência via Zoom, sob o tema “As mulheres e a liderança”. Esta sessão terá como convidadas Catarina Marcelino, ex-Secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade e atual Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social, e a Vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola.

As comemorações terminam com o concerto “Os homens também choram e as mulheres também cantam”, com Alexandra Caeiro e a colaboração de Joana Duarte, a partir das 22h30, com transmissão na página Facebook do município mourense.

Em Serpa, entre as 18h00 e as 19h30, vai ainda realizar-se uma oficina com a escritora Lúcia Vicente, dedicada à educação para o feminismo, a partir de tenra idade, através da desconstrução de estereótipos e papéis de género.

 

Fotografia de sonsemtransito.com