23 Setembro 2020      09:28

Está aqui

Grândola registou aumento no consumo de 3% no verão de 2020

A região de Grândola registou um aumento no consumo de 3% face a 2019, avança a Executive Digest. De acordo com a mais recente análise da SIBS, o consumo português, com apenas uma redução de 3%, contribuiu para travar a queda no consumo global nacional durante o verão de 2020. Estes dados revelam um novo perfil de turista nacional que, devido às condicionantes impostas pelo combate à pandemia do novo coronavírus, procurou as regiões do interior de Portugal.

Outras regiões do interior registaram um aumento no consumo, nomeadamente Manteigas (34%), Terras de Bouro (16%) e Porto Santo (5%). Já as regiões tradicionalmente mais procuradas pelos turistas no verão apresentaram, este verão, quebras nas operações: Lisboa (-32%), Porto (-23%) e Algarve (-15%).

Gonçalo Amaro, Diretor de Digital & Ecommerce da SIBS, explicou que “o verão de 2020 trouxe alterações relevantes nos padrões de consumo de portugueses e estrangeiros. Nenhuma evolução pode ser dissociada do contexto sem precedentes que vivemos de combate à covid-19. O consumo dos portugueses atenuou a quebra global do consumo neste verão, mas foi insuficiente para compensar a redução de 48% de consumo de cartões estrangeiros em Portugal”.

“Os dados do SIBS Analytics revelam que o turismo tem sido um dos setores mais afetados pela evolução da pandemia, mas existem casos positivos de crescimento das operações em regiões com menos concentração populacional e que tiveram maior procura de turistas nacionais, como Grândola, a Serra da Estrela, o PN Peneda Gerês ou a ilha de Porto Santo. Pelo contrário, as principais regiões do litoral como Lisboa, Porto e o Algarve foram bastante impactadas pela redução do turismo internacional”, acrescentou o responsável.

 

Fotografia de visitgrandola.com