O município de Grândola acaba de reabrir o Museu Mineiro do Lousal, após obras de requalificação e melhoramento deste núcleo museológico do Museu Municipal Polinucleado de Grândola.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que “o processo de valorização e modernização do edificado contou com o restauro de toda a infraestrutura”.
Além disso, o edifício recebeu ainda uma nova sala, de carater multifuncional, “onde serão desenvolvidas iniciativas incluídas do plano de atividades dos serviços educativos do Museu Mineiro do Lousal, a apresentação de exposições temporárias e a realização de palestras e conferências relacionadas com diferentes temáticas”, acrescenta a mesma fonte.
Foram ainda inauguradas novas áreas intituladas “Fundo da Mina”, “Serviços Geológicos”, “Laboratório Químico” e “Comunidade Mineira”, que, segundo o município, “refletem diferentes aspetos relacionados com os serviços e a atividade mineira, bem como com a componente social desta antiga mina de exploração de pirite”.
A autarquia destaca ainda os equipamentos e ecrãs interativos a partir dos quais “os visitantes poderão, de forma intuitiva, aceder a informação específica relacionada com aspetos técnicos, com a histórica e o propósito de utilização destes equipamentos em contexto mineiro”.
Outra novidade é também um sistema de realidade virtual, que permite descer ao interior da Mina do Lousal.
Recorrendo a um modelo 3D do Museu, à entrada, o visitante poderá utilizar um ecrã interativo que apresenta o edifício, áreas expositivas e contextualização histórica do Lousal, um software que “estará igualmente disponível online, na webpage do Museu Mineiro do Lousal, permitindo ao visitante fazer o planeamento da sua visita antes de se deslocar ao Lousal”.
Adicionalmente, as visitas guiadas foram igualmente atualizadas: além do acompanhamento por parte dos funcionários da Associação Centro Ciência Viva do Lousal, o visitante poderá agora “solicitar o acompanhamento da visita pelo FeS2 (fórmula química da pirite, minério explorado no Lousal), um robô que acompanha o visitante, apresentando cada uma das áreas expositivas e estimulando a interação com os diferentes recursos multimédia disponíveis nos espaços”.
O Museu Mineiro abre portas todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras, das 10:00 às 18:00. O Museu está encerrado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025.
Os bilhetes podem ser adquiridos na zona de acolhimento da Mina de Ciência – Centro Ciência Viva do Lousal.
Fotografia de lousalcienciaviva.pt