31 Março 2023      14:55

Está aqui

Grândola contra linha férrea Sines-Grândola Norte

António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola

A Câmara Municipal de Grândola manifestou-se contra a construção de um novo troço de ligação entre Sines-Grândola Norte, incluído no novo Plano Ferroviário Nacional (PFN), uma vez que “implica o atravessamento e/ou aproximação a aglomerados habitacionais, bem como a destruição de montado, comprometendo o desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e económicas da região”.

Em comunicado, a autarquia recorda ainda o anúncio do investimento para um novo troço da linha do Sul (Sines-Grândola Norte), feito em 2006, que havia sido igualmente “objeto de contestação por parte dos municípios envolvidos, de várias associações (públicas e privadas) e da população em geral”.

Para o município, tendo em conta que esta nova proposta “mantém os pressupostos da proposta de 2006 e, como tal, os mesmos problemas, não se entende por que razão volta a ser equacionada uma solução com os mesmos impactos negativos no território”.

A mesma fonte salienta que “existem alternativas”, como o “aproveitamento e requalificação do ramal de Sines-Ermidas, tal como já sucede”.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Grândola afirma que este novo troço Sines-Grândola, uma vez que não tem “em consideração as preexistências, os compromissos assumidos e, sobretudo, os recursos, as potencialidades e as caraterísticas singulares da região”, “pode comprometer, irremediavelmente, todo o desenvolvimento territorial e económico projetado e alcançado nos últimos anos”.

 

Fotografia de cm-grandola.pt