20 Fevereiro 2019      10:34

Está aqui

Governo devolve a última herdade ocupada no 25 de Abril no Alentejo

Chama-se Herdade dos Machados, em Moura, tem mais de 200 hectares e vai ser devolvida aos proprietários que dela foram expropriados em 1975, e ocupada por trabalhadores movidos pelo lema "a terra a quem a trabalha". A terra estava arrendada pelo Estado desde 1980 a responsáveis pela sua gestão. que deixaram de ter interesse na sua exploração.

Esta devolução é a última resultado das ocupações de 1975 e acontece 43 anos depois da nacionalização de grande parte das propriedades do Alentejo. A terra em causa estende-se por 19 parcelas que atravessam as freguesias de Moura e Santo Amador e vai ser devolvida a quatros os herdeiros que receberão a área que pertencia a Ermelinda Neves Bernardino Santos Jorge, neta do fundador da herdade criada no século XIX.

A notícia é avançada hoje pelo JN, numa peça de Nuno Miguel Ropio e explica que o problema pode ainda não ficar resolvido já que dos 6.101 hectares que foram ocupados pelos trabalhadores em abril de 1975 e nacionalizados em dezembro desse ano, a família apenas ter conseguido recuperar mais de 4.100, sendo que o restante continua nas mãos de arrendatários que se recusam a devolver as terras.

A peça pode ser lida aqui.

 

Imagem de capa de arquivos.rtp.pt

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.