A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou mais de 9.000 idosos no Alentejo na sequência da Operação “Censos Sénior 2022”, que aconteceu durante o mês de outubro.
Segundo um comunicado da GNR, citado pela agência Lusa, o objetivo desta operação passa por assegurar ações de patrulhamento e sensibilização aos idosos que estão a viver isolados e/ou sozinhos e lançar um alerta para os comportamentos de segurança que devem ser adotados para que o risco de serem vítimas de crimes (como a violência, a burla e o furto) seja reduzido.
No Alentejo, houve mais de 9.000 idosos sinalizados nesta Operação: 3.346 no distrito de Beja, 2.985 no distrito de Portalegre e 2.924 no distrito de Évora.
Em todo o país, os números mais elevados foram registados nos distritos de Vila Real (5.353 idosos sinalizados), Guarda (5.243), Viseu (3.586), Faro (3.527) e Bragança (3.411).
Durante a realização desta operação, a GNR realizou várias ações que envolveram o contacto direto com a população idosa em situações vulneráveis, tendo daí resultado mais de 44.500 idosos sinalizados, a nível nacional, por se encontrarem a viver sozinhos e/ou isolados ou em situação de vulnerabilidade.
Na Operação “Censos Sénior” de 2022, foram realizadas pela GNR 305 ações em sala e 3.017 ações porta a porta, com as quais foram abrangidos 26.527 idosos.
Esta operação foi realizada pela primeira vez em 2011 e, desde aí, a GNR tem atualizado a sinalização geográfica, para poder proporcionar um apoio de proximidade aos idosos, contribuindo, de acordo com as mesmas fontes, para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”.
Esta iniciativa pretende também reforçar o sentimento de segurança.
Fotografia de gnr.pt