3 Julho 2021      12:25

Está aqui

Gins alentejanos no top 20 nacional

Um artigo do portal nacional sapo.pt, na sua área “lifestyle” realizou um artigo onde listava 20 dos melhores gins nacionais. Nesta lista há vários alentejanos e quando o calor aperta, são sempre uma opção para refrescar e retemperar os seus finais de tarde.

Com referências à origem da bebida (genebra) a lista é encabeçada pelo alentejano “Sharish Gin”, do mestre destilador António Cuco, e que origem em Reguengos de Monsaraz, onde produz, desde 2013, este gin reconhecido internacionalmente e feito com matérias-primas locais de qualidade e assente no mote “lentamente destilado no Alentejo”.

Ainda com a marca Sharish, na 14ª posição, surge o “13”, “a sorte faz-se” e este irmão mais novo do “Sharish” criou a sua sorte. É composto por 13 botânicos diferentes e foi o primeiro gin português de rotação a ser lançado no mercado nacional.

O “Angels”, em 3º, Angel surge pela mão dos cantores e irmãos Nelson e Sérgio Rosado, que em Estremoz, na Portuguese Distillery & Friends, juntaram a semente de coentro ao Alentejo e a alfarroba ao Algarve.

Também com o cunho alentejano surge o Black Pig, na 4ª posição, e que tem origem em Santiago do Cacém. É um “dry gin” (gin seco) e nasceu em 2007, apesar de só em 2018 ter avançado para a comercialização pós a inauguração da sua destilaria e é o gin mais premiado da Europa.

No 16º lugar surge o “Templus”, com base em Évora e que foi o primeiro gin biológico da Península Ibérica e com recurso a técnicas de fabrico artesanais e a ingredientes de origem biológica.

 

 

Imagem de liquor. com