25 Novembro 2020      10:36

Está aqui

Gins alentejanos conquistam medalhas de ouro e prata nos EUA

O Gin Black Pig Costa Alentejana, produzido numa destilaria em Santo André, ganhou quatro prémios na competição USA Spirits Ratings, incluindo a medalha de ouro, adianta o Público.

Em 100 pontos possíveis, o júri de especialistas deu ao Gin Black Pig Costa Alentejana 99, valendo-lhe a medalha de ouro. Entre os melhores do ano, conseguiu ainda o prémio para melhor relação qualidade-preço e a melhor embalagem.

Outra proposta da marca também ganhou a medalha de ouro, o gin Black Pig Montado Alentejano, que recebeu 90 pontos do painel de avaliação.

A USA Spirits Ratings é uma competição recente para espirituosas de todo o mundo, tendo a sua terceira edição neste ano. Ao todo, estiveram 586 bebidas espirituosas de 45 países em apreciação.

A Destilaria Black Pig começou por plantar medronheiros na Costa Alentejana para produzir aguardente de medronho. Depois investiu no gin e também produz, desde 2019, “o primeiro rum da história de Portugal Continental”, segundo a marca. O nome (Porco Preto, em português) não é em vão: a Black Pig Alentejo faz “criação do pata negra em regime extensivo, em pleno montado” e, garante, “em sintonia com árvores autóctones como o sobreiro e medronheiro”.

Na lista de distinções da USA Spirits Ratings encontra-se ainda a medalha de prata para o Neighbours31 Caviar Premium Gin, da Ginbow Fine Spirits, que tem sede em Azaruja, Évora. A produção recebeu 86 pontos do júri.

Entre outros premiados, o gin Barr Hill da Caledonia Spirits (EUA) é a espirituosa do ano e a sua produtora a destilaria do ano; a vodka também é feita nos EUA (Hanson Organic, de Sonoma), o rum é o Rhumb Runner Monymusk da Jamaica, a tequila é a Suave Reposado do México e o whiskey o Bushmills Black Bush da Irlanda.

 

Fotografia de rotavicentina.com