20 Fevereiro 2021      12:16

Está aqui

Gavião: 4 incêndios, 600 hectares de área ardida, 1 milhão de euros para reflorestar 

O concelho de Gavião, no limite norte do Alentejo, é um dos concelhos alentejanos mais fustigados pelos incêndios.

Em poucos anos ocorreram 4 grandes incêndios, os dois últimos em 2017, e resultaram em cerca de 600 hectares de área ardida, na freguesia de Belver e que serão agora reflorestados com um um investimento de um milhão de euros.

A iniciativa surge pela mão da “Terras de Guidintesta, Sociedade de Desenvolvimento Rural”, em parceria com a Associação de Produtores Florestais da Freguesia de Belver.

O projeto “Reflorestar Belver” conta com 75% apoio de fundos comunitários além de várias campanhas de financiamento colaborativo [crowdlending] e pretende criar uma nova floresta que seja mais resiliente e sustentável, com a plantação de 270 mil árvores de espécies autóctones como pinheiro manso, medronheiro e o sobreiro, já tendo sido intervencionados cerca de 80 hectares,  22 já plantados e 40 preparados para receber as novas árvores.

A área ardida, cerca de 85% da área florestal de Belver. é caracterizada por pequenos minifúndios pertença de cerca de 170 proprietários e este projeto conta também com uma componente relacionada com apicultura e plantas aromáticas.