16 Maio 2018      09:10

Está aqui

Galeão histórico volta às águas de Alcácer do Sal após restauro profundo

O galeão do sal Pinto Luísa realizou no passado sábado, 12 de maio, o seu primeiro passeio lúdico nas águas do Sado, após o seu regresso a Alcácer do Sal, na sequência de uma extensiva e profunda operação de restauro.

A embarcação, símbolo da cultura da região de Alcácer do Sal, foi alvo de uma grande intervenção de restauro, que incidiu sobre os mastros, roda de proa, tabica e encabeços a bombordo e estibordo, cabine e sistema propulsor. O galeão também dispõe agora de dois tanques novos, um de combustível e outro para águas limpas, tendo ainda sido renovado o WC e refeita a calafetagem. No total, a reparação teve um custo de 140.835,00 euros, comparticipados em 85 por cento pelo FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, na sequência da submissão de uma candidatura pelo Município de Alcácer à ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano.

No âmbito do programa turístico do município, intitulado “Alcácer tem Vida”, está prevista, para já, a concretização de dois passeios: o primeiro será no dia 26 de maio, das 10h às 13h, e o segundo será no Dia do Concelho (24 de junho), entre as 9h30 e as 12h30. http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/turismo/alcacer-tem-vida/

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.