24 Agosto 2021      10:17

Está aqui

Fusion Fuel Green investe 8 milhões em hidrogénio verde em Sines

João Wahnon, fundador da Fusion Fuel

A empresa portuguesa Fusion Fuel Green prepara-se para avançar com o investimento de cerca de 8 milhões de euros para a produção de hidrogénio verde em Sines, revelou o seu fundador, João Wahnon, à Revista Cargo.

Segundo o responsável, a empresa esperava apenas a luz verde do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Utilização Eficiente dos Recursos de Portugal (POSEUR) para o seu projeto HEVO-Sul, a ser levado a cabo em Sines.

O projeto em questão terá uma comparticipação de 4,3 milhões de euros por banda do programa POSEUR e é composto por 178 unidades HEVO-SOLAR, que irão produzir aproximadamente 418 toneladas de hidrogénio verde a cada ano.

De acordo com a Revista Cargo, o hidrogénio será utilizado para várias aplicações, incluindo a injeção na rede de distribuição de gás natural, assim como matéria-prima para a produção de amónia verde, bem como para o engarrafamento em botijas pressurizadas para uso industrial.

Adicionalmente, a Fusion Fuel já assinou um contrato de arrendamento para o terreno onde irá nascer o projeto HEVO-Sul, que deverá arrancar no final deste ano.

“A decisão do POSEUR é um marco importante para a Fusion Fuel e para as aspirações de Portugal em ser líder na economia do hidrogénio verde”, comentou João Wahnon, na sequência da aprovação. “Este projeto é de valor estratégico para a Fusion Fuel”, salientou ainda o responsável.

 

Fotografia de odigital.sapo.pt