21 Março 2023      12:22

Está aqui

Fusion Fuel e Galp vão produzir hidrogénio em Elvas

A Fusion Fuel, empresa portuguesa que se encontra cotada no índice norte-americano Nasdaq, fez saber no dia de ontem (20) que recebeu 3,6 milhões de euros, um novo apoio que surge na sequência da C-5 – Capitalização e Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que este valor se destina ao desenvolvimento de uma central descentralizada de hidrogénio verde, com 1 MW de capacidade de eletrólise, em Elvas, avança o Jornal de Negócios.

Neste projeto, que conta com a Galp enquanto entidade parceira, estão previstas a produção diária de até 400kg de hidrogénio e a instalação de uma estação de abastecimento deste gás de origem renovável em Elvas.

A Fusion Fuel informa, em comunicado, citado pelo mesmo jornal, que a sua intervenção no projeto, que passa pela produção de hidrogénio verde e pela respetiva compressão, vai implicar um investimento de capital de cerca de 7,2 milhões de euros.

O apoio que agora chega do PRR é parte de um financiamento mais abrangente, que foi atribuído ao “Moving2Neutrality Alliance”, um consórcio formado por 13 empresas parceiras que contam com a liderança da Petrogal, uma subsidiária do Grupo Galp, e que pretende desenvolver pólos direcionados para a produção de combustíveis sustentáveis em Sines e noutras localizações com valor estratégico, de forma a conduzir à descarbonização da mobilidade comercial e industrial.

Este projeto vai ser desenvolvido em Elvas e, portanto, na fronteira entre Portugal e Espanha, tratando-se de uma cidade “estrategicamente localizada num dos principais corredores de mercadorias entre os dois países”.

A empresa sublinha que se trata de um projeto que vai servir de “referência para explorar o conceito de produção descentralizada de hidrogénio verde para aplicações de mobilidade em Portugal e no estrangeiro”.

O co-diretor e diretor financeiro da Fusion Fuel, Frederico Figueira de Chaves, refere que este projeto se trata de “uma conquista histórica” para a empresa e que a parceria com a Galp, a “maior operadora de estações de serviço” a nível nacional e “uma das empresas mais reconhecidas” em Portugal, “é uma prova da tecnologia inovadora da Fusion Fuel”, adiantando ainda que a “construção de soluções de hidrogénio verde em co-localização [em postos de combustível, por exemplo] que eliminam a necessidade de distribuição de proximidade e reduzem o custo efetivo para os clientes, é fundamental para democratizar o acesso ao hidrogénio e enfrentar os desafios da produção em larga-escala perto dos locais de maior procura”.

Já o co-Head da Fusion Fuel, Zach Steele, considera que “o projeto de Elvas representa o próximo passo na realização da nossa visão de construir uma estrutura de base para a mobilidade a hidrogénio em toda a Península Ibérica, que começou com o projeto pioneiro Exolum em Madrid, o primeiro posto integrado de abastecimento de hidrogénio verde” no país vizinho.

O responsável adianta ainda que existe a confiança de que este projeto sirva como um modelo que poderá ser replicado em Portugal, em Espanha, em Itália e em diversos mercados da América do Norte.

Antes da chegada deste novo apoio proveniente do PRR, a Fusion Fuel já tinha recebido 36 milhões de euros (também do PRR), atribuídos a propósito do consórcio “Sines Green Hydrogen Valley Alliance”.

 

Fotografia de motor24.pt