13 Fevereiro 2020      13:30

Está aqui

Fundação Eugénio de Almeida está a ensinar estudantes a fazer voluntariado

Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida em Évora está a desenvolver neste ano letivo 2019/2020 o projeto “Voluntariado nas Escolas”, uma iniciativa que visa sensibilizar, capacitar e incentivar os alunos da região a realizar atividades de voluntariado. 

Desenhado pela equipa técnica do Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida, esta iniciativa de 10 sessões teórico-práticas segue um itinerário que visa sensibilizar os jovens estudantes do ensino secundário sobre o tema, inspirar os mesmos através de testemunhos de voluntários e de dirigentes de organizações locais promotoras de voluntariado, capacitar sobre como gerir projetos e apoiar o desenvolvimento de atividades concretas de voluntariado. 

Segundo Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento, “lançámos este desafio a algumas escolas da cidade e de imediato aderiram. Estão neste momento envolvida 4 escolas (Escola Básica André de Resende, da Escola Secundária Gabriel Pereira, da Escola Secundária André de Gouveia e da Escola Secundária Severim Faria) e um total de 90 alunos. Com este projeto a Fundação pretende reforçar o papel transformador do voluntariado nas novas gerações, contribuindo para a sua formação cívica e para a adoção de uma atitude responsável e comprometida com a nossa comunidade. Através de sessões muito práticas e dinâmicas, promove-se a atitude de observar de forma mais atenta a nossa realidade social, os problemas que nos afetam todos os dias, e a partir daí desenvolver uma iniciativa que tem como uma base o voluntariado”. Henrique Sim-Sim realça ainda que “a prática de voluntariado nos jovens permite reforçar o seu sentido de pertença à comunidade, o seu sentido de empatia para com o outro, desenvolver diversas competências sociais, reforçar as relações interpessoais, participar ativamente na minimização de problemas sociais e, por isso mesmo, proporcionar sentimentos positivos e de satisfação que resultam em jovens cidadãos mais felizes”.

Este projeto conta com um forte envolvimento de diversos professores e de um conjunto de voluntários-mentores, aos quais a Fundação proporcionou uma integração cuidada para, com o seu conhecimento, competências, experiência e paixão pela prática de voluntariado, apoiarem os alunos no desenvolvimento dos seus projetos. 

Nazaré de Jesus, técnica do programa de voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida refere que “estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados desta iniciativa piloto, tendo ótimo feedback dos alunos, dos professores e dos voluntários envolvidos, estando a ser desenvolvidas algumas iniciativas surpreendentes que os alunos vão colocar em prática muito em breve. Temos depois previsto realizar um grande encontro com todos os participantes e a comunidade, para partilha de resultados e celebração do impacto alcançado, e poder premiar os melhores projetos. É para nós muito gratificante o contacto diário com estes jovens e ver o seu interesse, energia e motivação para a ação”.

O projeto Voluntariado nas Escolas vai continuar até dia 18 de Março, data em que está previsto realizar-se a apresentação pública dos projetos no Auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

 

Sobre o Programa de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida promove a prática qualificada de voluntariado na região de Évora desde 2001, desenvolvendo um Programa de Voluntariado estruturado em diversos eixos, nomeadamente um Banco Local de Voluntariado, que opera a nível concelhio e que conta com a participação de 1.200 pessoas da comunidade e de mais de 70 organizações promotoras; um conjunto de Projetos de Intervenção, nomeadamente o Projeto de Voluntariado Proximidade, Bolsa Dedicada de Voluntariado no Apoio aos Cuidados Continuados, Projeto de Voluntariado Cultural e Projeto de Voluntariado nas Escolas, um eixo dirigido à Formação dos  Voluntários e dos Coordenadores de Voluntariado e um eixo dirigido à Investigação e Desenvolvimento.

 

Mais informação em https://www.fea.pt/banco-voluntariado  ou através de bancodevoluntariado@fea.pt