3 Junho 2021      09:51

Está aqui

Folha de São Paulo destaca Rui Nabeiro e Delta Cafés

Rui Nabeiro, fundador do Grupo Delta Cafés

O fundador da Delta Cafés, Rui Nabeiro, recordou à “Folha de São Paulo” o seu percurso e avisou que não tem planos para deixar de trabalhar, avança o Jornal Económico.

“Como é que eu vou deixar de trabalhar, se estou a trabalhar com gosto? Se eu me sinto feliz e sinto-me orgulhoso de mim próprio? Gosto muito do que faço. Sinto que posso ainda distribuir e fazer pelos outros”, responde Rui Nabeiro, de 90 anos, à pergunta do “Folha de São Paulo” sobre quando se pensa reformar.

O empresário foi escolhido para um artigo de fundo sobre a criação da empresa e do contributo da mesma para a melhoria do nível de vida em Campo Maior, onde a empresa está sediada. Criada em 1961, a Delta Cafés emprega hoje mil trabalhadores na vila, que conta com cerca de oito mil habitantes.

Assim, um dos maiores jornais brasileiros escreve sobre Nabeiro: “milionário português eleva padrão de vida da cidade natal. Filantropo melhorou indicadores de salário e longevidade de vila pobre no Alentejo”.

“Dizia-se que as torrefações [de café] que existiam já eram suficientes. Estudei o que as outras empresas estavam a fazer, vi que poderia fazer melhor, e fiz”, contou Rui Nabeiro, cujo património está avaliado em 462,2 milhões de euros, sendo assim a 15.ª pessoa mais rica do país.

“Eu comecei a levar o meu café numa carrinha, numa camionete, sempre à porta do cliente. Investi na proximidade e consegui conquistar o público português”, recordou.

A sua riqueza fez com que decidisse investir na sua terra natal em Campo Maior. Rui Nabeiro, que começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a família, construiu um ecossistema de apoio aos moradores que inclui acesso a saúde e educação e o Centro Educativo Alice Nabeiro, com atividades complementares para quase 200 crianças.

 

Fotografia de ape.pt